Moradores de mais de 600 cidades de Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Minas Gerais são atendidos, neste início de ano, pela Operação Pipa, do Exército Brasileiro. A ação, que teve início em setembro de 2006, atua na distribuição de água potável às populações atingidas pela estiagem na região do semi-árido nordestino e região norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Segundo o Exército, militares de 33 Unidades do Comando Militar do Nordeste participam da Operação. Apesar de estar prevista para ocorrer somente nos períodos de estiagem, nos municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, o Exército afirma que a Operação Pipa ocorre durante todos os meses e em todos os anos, desde o seu início.
A distribuição de água, ainda de acordo com o Exército, ocorre na medida em que chegam solicitações de apoio por parte da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
O Exército utiliza recursos financeiros vindos do Ministério da Integração Nacional, e os repassa para que as Organizações Militares, subordinadas ao Comando Militar do Nordeste, contratem pipeiros autônomos, que levam a água dos mananciais para os reservatórios das comunidades atingidas pela estiagem.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião