Atualizado em 05/06/2006 às 14h50
Uma explosão no final da tarde deste sábado deixou seis técnicos brasileiros, da Unisa Hidrelétrica Binacional de Itaipu, feridos com queimaduras leves. Após o acidente, os técnicos foram levados para o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná. Alguns tiveram queimaduras no cabelo. Quatro vítimas foram liberadas e duas permanecem internadas, segundo informações do setor de internamento do hospital. Segundo informações divulgadas pela assessoria da Itaipu, no lado paraguaio, há feridos com queimaduras de primeiro e segundo graus. Nenhum deles corre risco de morte. Por orientação da hidrelétrica, o hospital não passou mais detalhes sobre o estado de saúde dos funcionários.
Segundo informações da edição digital do jornal paraguaio ABC Color, a explosão foi no transformador elevador da unidade geradora número 10, da usina. Com a explosão uma das turbinas, a da unidade 10, está fora de operação. Segundo informações oficiais da direção da Itaipu, o acidente não afetou o fornecimento de energia para o Brasil e Paraguai.
As causas do acidente ainda não foram divulgadas. Técnicos da usina já começaram a fazer uma perícia. A turbina atingida foi isolada para que o transformador seja trocado e deve voltar a funcionar em 15 dias. A função dos transformadores é aumentar a tensão da energia gerada para que haja menos perda no transporte de energia a longa distância.
Ainda segundo o ABC Color, a explosão não produziu um barulho forte, mas encheu a sala de máquinas da unidade atingida de fogo e fumaça. Todo o local foi isolado. O fogo foi controlado rapidamente.
Em entrevista ao jornal paraguaio, o engenheiro Pablo Teme, diretor técnico da hidrelétrica, disse que este teria sido um dos piores acidentes que já ocorreram em Itaipu. De acordo com ele a falha deve ser técnica e não humana.
Esta unidade geradora onde ocorreu o acidente está localizada na margem brasileira. E também é uma das primeiras unidades que começaram a gerar energia na usina de Itaipu.
Histórico
A usina de Itaipu é considerada a maior em operação no mundo. Entrou em funcionamento em 5 de maio de 1984. Atualmente possui cerca de 20 unidades geradoras em operação.
Veja na matéria em vídeo detalhes da explosão que aconteceu na Usina de Itaipu no fim de semana
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora