O programa Fora dos Autos desta segunda-feira (18) discute o quanto as explosões em Brasília, na última quarta-feira (13), podem afetar juridicamente o projeto de lei da Anistia para os envolvidos no 8 de Janeiro.
O programa também vai abordar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública proposta pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pretende aumentar os poderes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Federal Rodoviária. (PFR).
Direita tenta desvincular atentado ao STF do 8/1 para salvar PL da Anistia
Deputados da direita tentam manter uma expectativa positiva quanto ao PL de Anistia dos envolvidos nos atos do 8 de janeiro. A morte de um homem que utilizou bombas em frente ao Supremo Tribunal Federal, porém, fortalece narrativas contrárias ao projeto.
Duas explosões ocorreram na na quarta-feira (13). A primeira no estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados e, posteriormente, outros artefatos explodiram em frente ao prédio do STF. O responsável pela explosão, o chaveiro Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, morreu durante o ato. Em 2020, ele foi candidato a vereador pelo PL na cidade de Rio do Sul (SC).
Governo quer PEC da Segurança para atropelar estados
A PEC apresentada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski e pelo presidente Lula a governadores e ministros, que trata do Sistema Único de segurança Pública (Susp), é uma tentativa do governo de ampliar sua influência na segurança nos estados. Levandowski é um notório defensor de políticas de desencarceramento de presos.
No entanto, o plano do governo de emplacar a PEC da Segurança gerou grande resistência de governadores e pode caminhar no sentido oposto ao que o governo deseja. Isso porque governadores como os de Goiás, Ronaldo Caiado (União), do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) e de Sergipe, de Fábio Mitidieri (PSD), usaram o debate público para defender a autonomia dos estados para legislar em assuntos de segurança.
Assista ao Fora dos Autos todas as segundas
O programa Fora dos Autos promove um debate ao vivo sobre o apagão de liberdades provocado pelo ativismo judicial no Brasil. Com comentários de Deltan Dallagnol e dos advogados Fabiana Barroso e Emerson Grigollette, é apresentado pelo jornalista Lucas Saba. O programa vai ao ar todas as segundas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Acesse a Gazeta do Povo para mais informações sobre o que será discutido.
Governo quer PEC da Segurança para atropelar estados
Direita tenta desvincular atentado ao STF do 8/1 para salvar PL da Anistia
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Lula e Janja rebaixam de vez o Brasil no G20; assista ao Sem Rodeios
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora