Maringá A direção da Sociedade Rural de Maringá (SRM) ainda aguarda posicionamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre o trânsito de bovinos na região maringaense, mas está confiante de que terá animais na 34.ª edição da Feira Agropecuária de Maringá (Expoingá), que acontece entre 4 e 14 de maio, apesar dos focos de aftosa decretados no Paraná. "As chances de termos bois na Expoingá deste ano é de 99%", aposta o diretor técnico da Sociedade Rural, José Luis Medeiros. "Também teremos novidades nos leilões."
A expectativa inicial da feira maringaense é de apresentar aproximadamente 8 mil animais entre exposições e leilões. Na edição do ano passado foram 7 mil animais, sendo que 3,8 mil foram comercializados gerando um faturamento de R$ 4,6 milhões. A novidade anunciada por Medeiros é que haverá venda de gado Nelore com preço fixado, além dos leilões. Cada animal receberá um valor fixo, o comprador se dirigirá ao ponto onde o bovino está exposto, anunciará a compra e fará o pagamento no próprio local. A forma inédita de comercialização na Expoingá foi baseada em uma feira de Uberaba (MG) e entre os benefícios está a redução de custos, já que não é preciso pagar as comissões dos leilões.
A Expoingá teve um público de aproximadamente 500 mil pessoas no ano passado e os organizadores estimam superar a marca este ano. Foram movimentados R$ 91 milhões em 2004 (a organização não divulgou o faturamento de 2005) e já foram vendidos 80% dos 335 estantes. A feira é realizada no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora