Bicicletada é o maior presente que poderia receber, diz Oil Man
- video
O Facebook censurou uma foto publicada pelo jornalista e escritor curitibano Luiz Andrioli sobre a "bicicletada" (passeio ciclístico) em homenagem a Nelson Rabello, conhecido como Oilman. A imagem, postada na manhã de sábado (17) e retirada do ar à noite, mostrava um grupo de ciclistas usando sungas e tênis pouco antes do início do passeio, chamado de Curitiba Oil Ride. Oilman é um personagem das ruas de Curitiba, que costuma andar de bicicleta usando justamente sunga e tênis, além de ter o corpo besuntado de óleo bronzeador.
Andrioli explicou que publicou a foto na página dele no Facebook durante o passeio, por volta das 10h30 de sábado. Segundo ele, a imagem repercutiu e teve mais de 500 compartilhamentos ao longo do dia, além de cerca de 600 comentários sobre a Bicicletada e o uso da bicicleta como veículo de transporte.
Quando a fotografia foi deletada, toda a discussão foi tirada do ar também. "O que mais me assustou, além de eles terem censurado a foto, é terem censurado a discussão sobre mobilidade e bicicleta. É uma atitude bastante infeliz. Fiquei preocupado. Todo o arsenal de discussão, um grande fórum que se criou, foi apagado. Estamos dividindo opiniões e emoções (no Facebook) e numa decisão infeliz tudo é jogado fora", lamentou.
O jornalista disse que não entrou em contato com o site de relacionamento e poderá fazer isso em breve. Mas, espera que a exclusão da imagem seja revista a partir da divulgação do caso na imprensa e do debate sobre o assunto no próprio site. "É tempo de o Facebook rever isso aí e colocar o conteúdo no ar novamente. É um conteúdo que não ofendeu ninguém."
O Facebook informou, através da assessoria de imprensa, que não explicaria o motivo da retirada da foto e da discussão em torno dela do site. "Não temos como afirmar por que essa foto especificamente foi tirada do ar. Pode ter sido porque eles estavam de sunga ou alguém pode ter feito uma denúncia da imagem", diz o e-mail enviado. A assessoria não respondeu se o Facebook estuda rever a decisão.
Curitiba Oil Ride
A bicicleta em homenagem ao Oilman marcou o encerramento da atividade em 2011. Os ciclistas reúnem-se um sábado por mês para realizar um passeio pela cidade como forma de divulgar a bicicleta como meio de transporte e pedir investimentos públicos para facilitar o uso da bike nos deslocamentos urbanos, além de ser uma atividade lúdica.
A concentração dos ciclistas acontece no pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), local em que a foto de Andrioli foi feita. Mais de 200 ciclistas participaram da bicicletada Curitiba Oil Ride neste sábado. Veja como foi o passeio.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora