A Faculdade de Medicina da USP prevê em seu próximo evento sobre sexualidade feminina módulos direcionados a pessoas LGBTQIA+. A programação inclui palestras sobre “a história do corpo e a saúde das mulheres de próstata”, “aconselhamento reprodutivo para pessoas trans” e “chemsex e vulnerabilidade”. A iniciativa está programada para os dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
O chemsex (que faz referência a “sexo químico”) é uma prática que conta com o uso de psicoativos durante a relação sexual, que tendem à desinibição e ao aumento de sensações - e trazem riscos à saúde.
O site de divulgação do evento diz que o docente Edmund Chada Baracat, organizador das conferências, procura debater temas atuais “trazendo sempre novidades e esclarecimentos sobre os aspectos polêmicos de nossa especialidade”. Baracat é professor titular de ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.
A palestra “a história do corpo e a saúde das mulheres de próstata” será ministrada por Helena Vieira, que é trans e não tem formação em Medicina. Ela estudou Gestão de Políticas Públicas na USP e foi consultora de novelas da Globo. Em seu perfil nas redes sociais, apresenta-se como escritora, transfeminista, dramaturga, roteirista e filósofa. Helena foi candidata a deputada federal pelo PSOL e convidada por Fernando Haddad, quando era pré-candidato ao governo de São Paulo (atualmente ministro da Fazenda), para falar sobre a questão LGBT nas políticas de cultura durante um seminário.
A Gazeta do Povo entrou em contato com a assessoria de comunicação da Faculdade de Medicina da USP para questionar sobre o conteúdo do evento, mas até o momento não obteve respostas.
O que explica o rombo histórico das estatais no governo Lula
Governo Lula corre para tentar aprovar mercado de carbono antes da COP-29
Sleeping Giants e Felipe Neto beneficiados por dinheiro americano; assista ao Sem Rodeios
Flávio Dino manda retirar livros jurídicos de circulação por conteúdo homofóbico
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora