A partir desta sexta-feira (1.º) a Curitiba passa a contar com uma opção mais acessível para atendimento veterinário. A Faculdade Evangélica do Paraná inaugura o Hospital Veterinário Universitário, que deve atender animais de pessoas de baixa renda, além do convênio com a Prefeitura de Curitiba.
O Hospital vai funcionar no bairro Vista Alegre, na Rua André Zanetti, 144, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento será feito pelos alunos de medicina veterinária da instituição e supervisionado por professores do curso. De acordo com o coordenador do curso, Eros Luiz de Souza, cerca de 50 alunos devem passar pelo hospital por dia. "Ao todo são 420 alunos que devem trabalhar em sistema de rodízio", afirma o coordenador.
O novo espaço deve atender cerca de 2.800 animais por semestre. "Nós atendíamos antes 1.400 por semestre. Pretendemos dobrar o atendimento a partir de agora", afirma Souza. O hospital veterinário vai realizar todo tipo de atendimento clínico, cirúrgico, raio-x, ecografias e exames laboratoriais.
Além dos benefícios para a população, Souza destaca que é importante que os alunos tenham contato com a prática da profissão antes de sair para o mercado de trabalho. "A importância é a prática da vivência do curso", salienta. A participação no atendimento também é importante para a formação humanística do acadêmico. "Ele tendo esse contato com pessoas de baixa renda, nós desenvolvemos essa característica humanística", explica Souza. "Nós visamos a formação de pessoas, não apenas de veterinários", completa.
Como ser atendido
Para que o cidadão obtenha atendimento para seu animal de estimação é preciso comprovar a baixa renda. Em seguida é necessário agendar a consulta pelo telefone (41) 3373-4056. O atendimento é feito por ordem de chegada.
"Aqui não se cobra a consulta como nas clínicas", explica Souza. "Nós temos apenas uma proposta de doação", finaliza.
O hospital universitário tem um convênio com a Prefeitura de Curitiba. "Temos um convênio junto à Rede de Proteção Animal. Eles fazem a triagem e nós realizamos o atendimento", diz o coordenador. Nesse caso, o procedimento é pago pela Prefeitura, que fornece o valor da doação e o material utilizado.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora