Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino superior

Faculdades Espírita suspendem demissão de professores

As demissões dos professores das Faculdades Integradas Espírita foram suspensas pela própria instituição após audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), realizada na quarta-feira. Com a decisão, os docentes demitidos permanecem vinculados à instituição, que passa a negociar com o Sindicato dos Professores de Ensino Superior (Sinpes).

Durante encontro que reuniu representantes dos professores, sindicato e faculdade, o procurador Alberto Emiliano de Oliveira Neto disse que, por se tratar de demissão coletiva, o empregador é obrigado a negociar previamente com a entidade sindical da categoria, o que não ocorreu no caso da Espírita. A faculdade acatou a recomendação do MPT e suspendeu os desligamentos.

No dia 19 de dezembro, os 105 funcionários da faculdade, dos quais 81 são professores, foram informados sobre o fechamento dos cursos sob a alegação de que a Espírita não teria condições de arcar com os salários. A instituição informou que os alunos seriam transferidos para outras faculdades, o que gerou protestos dos estudantes. Eles temem ter a formatura atrasada por causa da mudança.

Novo plano

Ontem, em uma mesa-redonda promovida pelo Sinpes na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o diretor da Espírita, Emerson Lopes, apresentou um novo plano para manter em funcionamento as graduações em Yogaterapia, Naturoterapia e Geografia e o curso livre de Parapsicologia.

No entanto, a instituição insiste em encerrar os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Biologia e História, alegando que parte dos alunos já se transferiu e outras turmas aguardam resposta de faculdades procuradas para recebê-los. A Universidade Tuiuti do Paraná e o Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade) seriam alguns dos possíveis destinos.

Os professores da Espírita e o Sinpes se reunirão hoje para preparar uma contraproposta. "Vamos ver se conseguimos salvar mais algum curso", diz o vice-presidente do Sinpes, Valdir Perrini.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.