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Mobilidade

Faixa exclusiva reduz atrasos em itinerários

Fruet: uso da faixa exclusiva deve atrair mais passageiros ao transporte público | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Fruet: uso da faixa exclusiva deve atrair mais passageiros ao transporte público (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo)

Em apenas 15 dias de funcionamento, a faixa exclusiva para ônibus implantada na Rua XV de Novembro já aumentou a velocidade média dos coletivos e diminuiu os atrasos das 12 linhas que circulam pela região. Apesar de trazer benefícios aos 53,5 mil usuários do transporte coletivo que circulam na região todos os dias, a via exclusiva ainda causa dúvidas nos motoristas que circulam por ali, principalmente as conversões à direita.

Mauricio Razera, diretor de Engenharia da Secretaria de Trânsito, explica que como a medida é uma novidade na capital e que começou a operar no dia 4 de junho, a ordem é orientar e não multar os motoristas. "Eles precisam de um período pra se adaptar e entender como devem se comportar. Entendemos a relutância de alguns, porque há diminuição do espaço para os veículos, mas o propósito do projeto é única e exclusivamente dar prioridade ao transporte coletivo", argumenta.

Uma das dúvidas dos motoristas é a conversão à direita. Não há segredo: existem placas de advertência para alertá-los da manobra e cerca de 20 metros antes do cruzamento. Há uma faixa não contínua que permite o acesso de carros de passeio na faixa exclusiva. "Nesse espaço é permitido que o motorista entre na faixa exclusiva para fazer a conversão", diz.

No entanto, a partir de julho, mas ainda sem data definida, o trânsito de veículos não autorizados na faixa exclusiva será passível de penalização, sendo considerado uma infração leve, com três pontos a serem atribuídos ao condutor. O desrespeito será enquadrado no artigo 184, inciso 1.º, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa atualmente é de R$ 53,20.

Ganho

Para o prefeito Gustavo Fruet (PDT), a priorização do transporte coletivo deve atrair mais passageiros para o ônibus, reduzir as emissões de gases poluentes e dar mais segurança e qualidade de vida ao usuário do transporte. Ele reforça ainda que, além de diminuir o tempo de deslocamento dos usuários, houve diminuição dos atrasos. A média do sistema era de atrasos de 16 minutos. Hoje, passou para uma antecipação de 3 minutos, segundo a prefeitura.

Mais regiões da cidade devem receber faixas exclusivas. "Priorizamos as linhas de grandes deslocamentos, nos eixos estruturais da cidade. Mas quando for implantado será amplamente anunciado e divulgado. Nosso desafio é conquistar a cidade, que é um processo de compreensão", diz Fruet.

Aperto

O trecho da Rua XV de Novembro, entre as ruas Conselheiro Laurindo e João Negrão, no Centro de Curitiba, só está com uma faixa de circulação para veículos e outra faixa exclusiva para os ônibus. O "estrangulamento" no trânsito que a situação provoca fez com que muitos motoristas reclamassem do "aperto" que passam para atravessar aquele pedaço da via. Conforma a posição da administração municipal, a intenção é priorizar o transporte coletivo e tentar desestimular que os motoristas circulem por esse trecho, que passa ao lado da Praça Santos Andrade. Nesse caso, os motoristas devem optar por caminhos alternativos.

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