O secretário de estado dos Transportes de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que o acidente entre o ônibus escolar e o caminhão que deixou 13 pessoas mortas em Ibitinga, na segunda-feira, pode ter sido causado por falha humana. Pelissioni negou falha na sinalização do trecho em obras da rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, entre Ibitinga e Borborema. Apesar disso, admite que o local do acidente não tinha pintura no solo.
"Não acredito que [a falta de sinalização] tenha contribuído [para o acidente], porque da forma como o acidente ocorreu ou o motorista do caminhão estava fazendo uma ultrapassagem perigosa ou estava dormindo." Além dos 13 mortos, o acidente deixou 23 feridos. Todas as vítimas eram de Borborema.
Segundo Carlos Alberto Bandeira Guimarães, especialista em transporte pela Unicamp, a falta de pintura na pista que indica a separação das faixas pode induzir a acidentes. A Polícia Civil apura as causas do acidente. Segundo o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), a faixa que divide o tráfego de veículos seria pintada na terça-feira.
O trecho está em obras, passando por serviços de recapeamento. O DER informou que até o final desta semana a pintura de solo no trecho do acidente deverá ser concluída. "Quando o acidente aconteceu, o pavimento tinha acabado de ser colocado, tinha sido feito na semana anterior. Depois que a pavimentação é feita, é preciso esperar um tempo para fazer a pintura."
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora