A falha técnica no sistema para emissão de passaportes, que afeta as superintendências da Polícia Federal (PF) de todo o país desde segunda-feira (27), já prejudicou o atendimento de aproximadamente mil pessoas em Curitiba em dois dias. Em outras cidades como Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa e Paranaguá, a falha também impede a emissão de passaportes. Ainda não há informações sobre o que gerou o problema e quando ele será resolvido.
O Chefe do Setor de Passaporte da PF em Curitiba, Edson Carlos da Silva, explicou que, desde segunda-feira, a resposta recebida de Brasília (sede da PF) é a mesma. "Eles dizem houve um problema no sistema e estão tentando resolver, mas até agora não temos ideia do que realmente aconteceu e de quando o serviço será normalizado", diz.
Segundo Silva, em Curitiba são realizados, em média, 250 atendimentos de entrada para emissão do passaporte e 250 retiradas do documento por dia. "Nem mesmo a retirada agendada está sendo feita porque os passaportes ficam todos armazenados em um cofre e necessitamos do sistema para ter acesso aos documentos", explica.
Em outras cidades do interior do Paraná a situação não é diferente e nenhum passaporte foi emitido nesta terça-feira. Em Foz do Iguaçu, cerca de 20 atendimentos previstos tiveram que ser remarcados. Em Ponta Grossa, aproximadamente 30 pessoas acabaram prejudicadas. Já em Paranaguá e Guarapuava, onde o movimento é menor, cerca de dez atendimentos, em cada cidade, foram prejudicados.
Em Curitiba, a orientação é que, assim que for normalizado o serviço, as pessoas com viagens marcadas para datas mais próximas tenham preferência no atendimento. Silva pediu que a população entenda que o problema foge do controle das superintendências regionais. "Muitas pessoas ficam nervosas e ofendem os funcionários do setor, mas posso garantir que estamos fazendo o possível para que a situação seja normalizada o mais breve possível", afirma.
A PF pede que quem tem atendimento marcado para os próximos 15 dias, e a data da viagem ainda está distante, colabore para que o serviço seja garantido aos casos mais urgentes. A ideia é que as pessoas adiem seus atendimentos no site da PF - quando for restabelecido - para que o volume de serviço volte ao normal.
De acordo com a assessoria de imprensa da PF, em Brasília, o problema ocorreu por volta de 16h da segunda-feira no sistema integrado de passaportes e, desde então, o serviço está em manutenção.
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