Uma falha no sistema de computadores do posto central do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), na Rua João Negrão, em Curitiba, deixou pelo menos 450 pessoas sem atendimento desde de sexta-feira (14). Por volta das 11h45 da segunda-feira (17), o problema estava resolvido e foram restabelecidos serviços como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e recursos contra multas.

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O problema também foi registrado em unidades de menor movimento em Colombo (não solucionado até o final da tarde de segunda-feira) e São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, além de Sarandi e Ivaiporã, no Norte do estado. O atendimento nas unidades Tarumã e Vila Hauer na capital também ficou lento.

Antes da normalização, a maioria das pessoas teve de ir embora, pois todos os serviços ficaram comprometidos no Centro. Como não foram distribuídas senhas, o Detran/PR não tem estimativa de quantos usuários deixaram de ser atendidos desde sexta-feira. Diariamente, das 8h às 14h, são atendidas cerca de 300 pessoas no setor de habilitação e 150 para recurso de multa e liberação da CNH, na unidade central em Curitiba.

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Segundo a diretoria do Detran/PR, o problema ocorreu no envio de sinais da Brasil Telecom. A operadora explica que houve a falha técnica durante trabalhos de aumento de velocidade dos circuitos de dados, o que gerou indisponibilidade do acesso por cerca de duas horas.

Como o sistema está sujeito a falhas, a orientação é que os motoristas não deixem para renovar CNH na última hora, já que têm 60 dias para regularizar a situação (30 antes e 30 após o vencimento). Informações sobre o atendimento podem ser obtidas pelo telefone 0800-643-7373.