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Após deixar pelo menos 450 pessoas sem atendimento, uma falha no sistema de computadores do posto central do Detran (Departamento de Trânsito) em Curitiba, situado na Rua João Negrão, foi corrigida ontem. Às 11h45 o sistema, que ficou indisponível desde sexta-feira, voltou a operar normalmente, e serviços como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e recursos de multa foram restabelecidos.

O problema também foi registrado em unidades de menor movimento em Colombo (ainda não solucionado) e São José dos Pinhais, ambas na região metropolitana de Curitiba, além de Sarandi e Ivaiporã, no interior do estado. O atendimento nas unidades Tarumã e Vila Hauer na capital também ficou lento.

Antes da normalização, a maioria das pessoas que precisou da unidade Central de Curitiba teve de ir embora, pois todos os serviços ficaram comprometidos. O aposentado Francisco Pereira Dias esperou duas horas para renovar a CNH, que vence no fim do mês. "Fiquei aguardando porque já perdi a manhã, mas não fui atendido e desisti", afirma. Já o vigilante José Natalino, cuja habilitação venceu no dia 17 de agosto, tinha urgência no atendimento. "Tenho até o dia 22 deste mês para renovar a carteira. Moro no bairro Tatuquara e vim aqui só para isso", reclamava.

Como não foram distribuídas senhas, o Detran não tem o número exato de usuários que deixaram de ser atendidos desde sexta-feira. Diariamente, das 8 às 14 horas, são atendidas na unidade central de Curitiba cerca de 300 pessoas no setor de habilitação e 150 para recurso de multa e liberação da CNH.

Segundo a diretoria do Detran, o problema ocorreu no envio de sinais da Brasil Telecom. A operadora explica que houve uma falha técnica durante trabalhos de aumento da velocidade dos circuitos de dados, o que gerou indisponibilidade do acesso por cerca de duas horas. Em Colombo, o serviço ainda está sendo restabelecido. Como o sistema está sujeito a falhas, a orientação é para que os motoristas não deixem para renovar a CNH na última hora. Os condutores têm 60 dias para regularizar a situação (30 antes do vencimento e mais 30 após o prazo).

Serviço: informações sobre o atendimento do Detran podem ser obtidas pelo telefone 0800-643-7373.

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