Um homem foi detido no Hospital de Clínicas (HC), no Centro de Curitiba, por volta das 11 horas desta sexta-feira (14) quando tentava se passar por médico para entrar no prédio. De acordo com a Polícia Civil, Anderson de Freitas, que não teve a idade divulgada, usava um jaleco com seu nome bordado, mas foi barrado por um segurança do local ainda na entrada por não apresentar o crachá de funcionário.
Como não conseguiu se explicar, Freitas foi encaminhado ao 4º Distrito Policial, no bairro Boa Vista, onde assinou um termo circunstanciado, por meio do qual se compromete a comparecer ao juizado para responder pela infração. "Como ele não chegou a entrar em nenhum quarto, não podemos indiciá-lo por exercício ilegal da medicina", conta o delegado Guaracy Hoffmann. Segundo o delegado, Freitas não chegou a explicar o motivo por que tentava entrar no hospital vestido de médico.
Seguranças do HC relataram à polícia que Freitas já trabalhou como voluntário no hospital e, por isso, conhecia a rotina das atividades. Procurada pela reportagem, a direção do HC, por meio da assessoria de comunicação, confirmou a informação. Segundo cadastro do hospital, ele trabalhou durante o ano de 2006, mesmo ano em que se afastou das atividades.
Entre as atividades de voluntários estão o deslocamento de pacientes, conserto de macas e apoio técnico. O hospital afirmou que nenhum voluntário atua em atividades ligadas à medicina.
Hoffmann conta que o falso médico já responde a processos por falsidade ideológica e estelionato, mas não sabe informar detalhes sobre os antecedentes. Depois de assinar o termo circunstanciado, Freitas foi liberado.