Fortaleza Um falso padre foi preso em Fortaleza, tentando vender encontros com o Papa Bento XVI. E.F.L, de 28 anos, portava uma carteira falsificada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em suas andanças pelo interior cearense, chegou a enganar padres verdadeiros, rezou missas e depois fugiu com o dinheiro arrecadado nas ofertas.
De acordo com a delegada Rosicleide de Castro, titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações, o falso padre dizia para suas vítimas que estava preparando uma caravana de fiéis para terem um encontro com Bento VXI, em Aparecida (SP), durante a visita do papa ao Brasil, prevista para maio deste ano.
Erivandro cobrava de cada interessado R$ 175 mais cinco parcelas de R$ 75 pelo "encontro". "Muitas pessoas foram enganadas e, acredito, com a divulgação do fato, novas vítimas podem aparecer", disse a delegada. Ainda segundo ela, ele havia sido preso em 2002, também por estelionato.
O falso padre foi preso em flagrante segunda-feira, quando tentava enganar duas funcionárias do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Ele apresentou aos policiais uma carteira da CNBB. Depois, alegou pertencer à Igreja Brasileira Livre, cuja sede fica em Minas Gerais, e que não faz parte da CNBB. Em depoimento, negou o golpe e disse ter começado um curso filosófico, em 2003, em Belo Horizonte (MG).
Arquidiocese
O padre Gílson Soares, da Arquidiocese de Fortaleza, afirmou tratar-se de um caso a ser resolvido pela polícia.
Segundo ele, é preciso tomar cuidados para não cair em golpes como este. "Nosso povo é tão bom, tão generoso que se deixa levar até pelos falsos padres", comentou.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora