Está quebrado, há mais de três meses, o único topógrafo aparelho para a realização de exames da superfície da córnea que atente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Londrina. Esse exame, embora não seja imprescindível para todos os pacientes que têm indicação do transplante, é indispensável em certos quadros. O equipamento pertence ao Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) e foi mandado para manutenção em São Paulo. Segundo a chefe da enfermagem, Cláudia Kawasaki, o topógrafo tem 15 anos de uso e é difícil encontrar a peça que precisa ser substituída.
Além de pacientes de Londrina, o aparelho é utilizado para realizar exames em pessoas que moram na área da 17.ª Regional de Saúde (20 municípios). De acordo com Marisa do Nascimento, assistente social do Hoftalon, a falta do topógrafo pode não ser um empecilho para o transplante de córnea. "A partir do exame clínico, o médico pode decidir pelo transplante. A topografia é complementar", disse. Para alguns pacientes, no entanto, o transplante não pode ser realizado. É o caso do empresário André Luiz Matheus. Ele sofre de cerotocone, uma deformação da córnea, e perdeu quase completamente a visão do olho esquerdo. "Eu tinha o exame marcado para o começo de julho, aí me informaram que a máquina estava quebrada. Vou buscar uma clínica particular, deve custar uns R$ 200, mas, infelizmente, nem todo mundo têm condições", observou. O Hoftalon não tem estimativa de quantos pacientes dependem da topografia para realizar o transplante.
Mais doações
Em Maringá, o número de doações de órgãos aumentou neste ano em relação ao ano passado. Em 2006, foram feitas quatro doações múltiplas de órgãos; neste ano, até agora, já são sete. Na segunda-feira, duas famílias autorizaram as retiradas dos órgãos de familiares que morreram em hospitais de Maringá. "Isso é fruto de nossas campanhas e da divulgação na mídia das doações anteriores", explicou a coordenadora regional da Central de Notificações e Capacitações de Órgãos, Márcia de Fátima Serra. Segundo ela, foi a primeira vez em dez anos que a Central recebeu duas doações em um mesmo dia.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião