Ponta Grossa A intenção de abrir 12 novas varas da Justiça do Trabalho em 2006 para agilizar o andamento dos processos no estado deve esbarrar na falta de juízes. O último concurso realizado, cujo resultado foi divulgado no início de novembro, aprovou somente três candidatos, o que corresponde a 0,2% dos 1.019 inscritos. As informações são da repórter Érica Busnardo, da Gazetaq do Povo.
A dificuldade em ser aprovado para o cargo já é responsável por um déficit de 17% no número de juízes trabalhistas no Paraná. Com a criação das novas varas, essa deficiência pode aumentar para 30%."O número restrito de aprovados nos frustra", afirma a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a juíza Wanda Santi Cardoso da Silva.
Devido à necessidade de contratação, o TRT vai abrir em breve outro processo seletivo na tentativa de preencher as vagas. Mas ainda que se consiga um índice melhor de aprovação, as contratações devem demorar. O concurso passa por quatro fases que levam no mínimo oito meses para serem concluídas. O último concurso foi iniciado em dezembro de 2004 e os resultados só saíram em novembro deste ano. Se o próximo concurso for lançado em dezembro, os resultados só serão conhecidos em agosto de 2006, quando pelo menos metade das novas varas já estarão em funcionamento.
Déficit
A falta de juízes acaba refletindo no dia-a-dia de quem depende da Justiça do Trabalho. Em Ponta Grossa, a espera para a primeira audiência, que no primeiro semestre deste ano era de 30 dias, hoje chega a quatro meses. Tem sido assim desde julho, quando dois juízes deixaram os postos da cidade para se juntarem a um mutirão realizado pelo TRT. O trabalho antes realizado por quatro juízes agora fica a cargo de dois. A situação se agravou com a inauguração, há duas semanas, da 3.ª Vara. Por falta de juízes, a titular da 2.ª acumula os dois trabalhos.
O acúmulo de trabalho em Ponta Grossa não é fato isolado no estado. Existem no Paraná 61 juízes titulares e 62 substitutos para atuarem em 74 Varas do Trabalho o ideal seria dois para cada vara. Até o início de 2005, existiam no Paraná 62 varas, cuidadas por 61 juízes. Ao longo do ano, 12 cargos foram criados e nenhum juiz foi contratado por conta da dificuldade de se passar no concurso.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora