A falta de médicos na Unidade de Saúde (US) Santa Cândida, em Curitiba, causa transtornos aos pacientes que procuram atendimento no local nesta terça-feira (4). O posto passou a manhã sem nenhum clínico geral. A informação repassada pelos funcionários é de que havia apenas uma pediatra, que começou a trabalhar nesta terça, no atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, disse que haviam dois pediatras no atendimento pela manhã. O prazo para a resolução do problema é de "pelo menos uma semana, segundo as atendentes."

CARREGANDO :)

Não havia filas no posto do Santa Cândida porque os pacientes que iam ao local eram orientados a seguirem à Unidade de Saúde do Boa Vista, a cerca de um 1,5 quilômetro de distância. Neste segundo posto, no entanto, uma grande aglomeração de pessoas se formou nesta manhã.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde, confirmou que o atendimento foi prejudicado devido à falta de dois clínicos gerais que estão de licença. No total, conforme relatou o órgão, três pediatras, quatro clínicos gerais e um ginecologista trabalham no local. A escala de horários, no entanto, faz com que haja intervalos de tempo sem uma determinada especialidade na unidade.

Publicidade

A secretaria informou ainda que a US Santa Cândida é referência para o tratamento de 20 mil habitantes de Curitiba. A população atendida no local, no entanto, acaba sendo maior porque algumas pessoas da região metropolitana procuram atenção na unidade, principalmente da região de Colombo.

A solução "imediata" para o problema específico da unidade do Santa Cândida deve demorar pelo menos 30 dias, que é o prazo para que ocorra um procedimento chamado de processo seletivo simplificado (PSS), que contrata de médicos temporários. Como medida a longo prazo para minimizar a sobrecarga da US, um novo posto, no Jardim Aliança, no bairro Boa Vista, deve ser construída, com prazo de entrega para março de 2014.