Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Levantamento

Falta de padrão torna os dados imprecisos

A Análise das Ocorrências Registradas pelas Polícias Civis, divulgada ontem pelo Ministério da Justiça, não traz informações 100% precisas sobre o número de ocorrências em cada estado brasileiro.

Isso porque o grau de detalhamento das informações fornecidas pelas secretarias de segurança varia de estado para estado. No caso do Espírito Santo, por exemplo, o ministério sequer utilizou as informações, devido à precariedade das mesmas.

Segundo o MJ, apenas as secretarias de segurança da Bahia, Distrito federal, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Goiás e Tocantins informaram praticamente 100% das ocorrências.

O ministério também alerta para a existência de diferentes graus de subnotificação dentro dos próprios estados. "Em muitos casos as vítimas sequer registram queixa na polícia. Isso se reflete nas estatísticas", explica o diretor-exeutivo do Instituto Sou da Paz, Dênis Mizne. (GV)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.