Funcionários públicos e de empresas terceirizadas se recusam a trabalhar no Cemitério do Guarituba, em Piraquara, na região metropolitana, em razão da falta de segurança do local. Além de túmulos violados, vidros quebrados e peças de bronze roubadas, as equipes de limpeza e responsáveis pela manutenção do espaço já foram assaltados dentro do cemitério.
Há duas semanas, uma reportagem do telejornal ParanáTV, da RPC TV, denunciou o abandono e a situação de degradação do cemitério. O funcionário da prefeitura, Roderlei dos Santos, faz a limpeza do local uma vez por semana, mas explica que o problema de segurança no local ainda não foi resolvido.
A prefeitura do município reconhece a dificuldade para encontrar funcionários dispostos a trabalhar no cemitério. Por duas vezes, todos os materiais da empresa de limpeza terceirizada que realiza os trabalhos no Guarituba foram roubadas em serviço.
O comandante da Polícia Militar (PM) de Piraquara, tenente Adirley Wittkowski, disse que não sabia da situação do Guarituba e prometeu reforçar o policiamento na região para evitar que a situação se repita.