A falta de vacinas contra o rotavírus preocupa os pais no interior do estado. A doença apresenta vários efeitos e pode levar à morte. Com a falta de vacinas, os pais não conseguem fazer a prevenção da doença, que atinge principalmente as crianças de 0 a 5 anos. De acordo com o telejornal Paraná TV 1ª edição, em muitos postos de saúde do estado as vacinas são insuficientes para atender toda a demanda.

CARREGANDO :)

Há dois meses a quantidade de doses enviadas ao Paraná pelo Ministério da Saúde é menor. Em Ponta Grossa, na Região Central, são necessárias 1000 doses da vacina para atender a população. No último lote foram enviadas apenas 300 e todas já terminaram.

Na cidade de Paranavaí, no Noroeste, os pais também sofrem com a falta de vacinas contra o rotavírus. Das 240 doses necessárias, a cidade recebeu apenas 50. Em Cascavel, no Oeste, a situação é a mesma. O rotavírus é transmitido pelo ar. Para evitar a contaminação é necessário manter as mãos limpas, beber somente água filtrada ou fervida e desinfetar o banheiro com água sanitária todos os dias.

Publicidade

Outra maneira de evitar a doença é com a vacina, que está em falta nos postos de saúde. A primeira dose deve ser aplicada até os 3 meses de idade. A segunda dose até os 5 meses. O Ministério da Saúde afirmou que o laboratório que produz a vacina estava com problema, mas o fornecimento do produto deve ser normalizado em breve.

Assista ao vídeo que mostra o problema nos postos de saúde