Se nas unidades 24 horas as autoridades não reconhecem que a falta de médicos está relacionada à fila de espera, o mesmo não acontece nas unidades de saúde de base. O déficit de pelo menos 20 profissionais faz aumentar a procura pelo atendimento nos postos criados para atender emergência e urgência.
A doméstica Nilcélia de Fátima Rosa da Silva, 38 anos, perdeu um dia de trabalho para levar o filho de 12 anos ao médico. Ela chegou às 6h30 no posto do Jardim da Ordem, no Tatuquara, mas só conseguiu passar pela triagem ao meio-dia. Segundo ela, o atendimento é sempre demorado. Quem não chega entre 4h30 e 6 horas não é atendido e precisa ser encaminhado para as unidades 24 horas, de acordo com Nilcéia. De ambulância, mãe e filho foram para a unidade do Fazendinha. Foram atendidos e saíram de lá às 15h15. "Agora vamos almoçar e voltar de ônibus para casa", contava a mãe.
Gilcinéia Teixeira da Silva, 38 anos, além de estar preocupada com seu bebê de 15 dias, que apresentava sintomas de pneumonia, também lamentava o fato do marido, que trabalha de madrugada, ainda estar acordado. Eram 15 horas, quando, de ambulância, foram encaminhados para o Hospital Evangélico para tirar um raio X da criança. Depois do exame, a família ainda deveria voltar para a unidade do Fazendinha. A via-sacra do casal começou às 10 horas da manhã no posto Barigüi. Por causa das demandas de emergências, o atendimento foi transferido para o Fazendinha.
Para suprir a deficiência das unidades bases, a Secretaria de Saúde de Curitiba vai lançar até dia 20 de dezembro edital para contratação de médicos. (AA)
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora