Um levantamento da prefeitura, feito em 2008, indicou a necessidade de abertura de mais 9.285 vagas para atender crianças de zero a 5 anos. Atualmente estão em construção ou ampliação 11 creches e está prevista a construção, para o ano que vem, de mais 18 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Com a construção destes novos centros, em 2011, um dos bairros que antes não tinham creche ganhará unidades: o São João. Bairros como o Umbará, porém, terão de esperar uma nova chance.
Para 2012 existe a expectativa da criação de mais 3,5 mil vagas, mas ainda não há uma definição sobre onde elas serão abertas. "Não negamos que existe a falta de vagas, temos de aperfeiçoar nosso trabalho. Nossa política, porém, tem sido ampliar as vagas públicas", afirma Jorge Wekerlin, da Secretaria Municipal de Educação.
Uma das maneiras encontradas pela prefeitura para conseguir aumentar as verbas para a construção de creches tem sido usar o valor arrecadado na cobrança de potencial construtivo: as construtoras e donos de imóveis compram potencial construtivo da prefeitura para aumentar a quantidade de andares de um prédio em construção em certo bairro, por exemplo, e parte do valor acaba sendo revertido para a construção de creches. Por enquanto, dois decretos conseguiram garantir a separação de R$ 20 milhões para a educação infantil parte do valor já foi usada e outra parte será aplicada na construção das novas creches já citadas.