Segundo o site de Transparência Carcerária do governo estadual, das 12 unidades prisionais de Curitiba e região metropolitana, faltam vagas em sete delas, o que totaliza um déficit de 567 vagas. O pior cenário está na Casa de Custódia de Curitiba, que tem capacidade para 432 detentos, mas estava com 594 na semana passada.

CARREGANDO :)

Outras unidades do estado também passam pelo mesmo problema. A Cadeia Pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, está com superlotação de 475 presos. Na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) faltam 132 vagas e na Casa de Custódia de Londrina (CCL), 163.

Novas unidades

Ainda em janeiro, uma reportagem da Gazeta do Povo mostrou que as obras de construção e ampliação de 20 unidades penitenciárias do estado estão atrasadas – mesmo com contratos firmados desde dezembro de 2013 e 75% do dinheiro liberado. À epoca, a Sesp explicou que o principal motivo para o atraso foram as adequações de projeto, que acabaram alterando o cronograma.

Publicidade

Desta vez, a Sesp disse, por nota, que está fazendo, junto com o Depen Nacional, um mu­tirão para corrigir problemas de projeto para que as obras possam ser iniciadas o mais rapidamente possível.