Atuando no Ministério Público do Paraná há 16 anos, Roberto Moellmann Gonçalves Barros era visto por colegas e amigos como uma pessoa dedicada, companheira e trabalhadora. Para a presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Maria Teresa Uille Gomes, Moellmann, além de excelente promotor, era um grande amigo. "No ano passado, quando meu pai faleceu, ele mandou uma mensagem muito bonita no meu celular. É uma coisa que eu guardo até hoje e que mostra o tipo de pessoa que ele era, sempre preocupado com os outros. Todos nós do MP estamos muito tristes com esse crime."
Separado e sem filhos, Moellmann é apontado como um homem extremamente ligado ao trabalho, à família e aos amigos. A descrição feita pelo promotor em sua página pessoal no site de relacionamentos Orkut confirma a impressão. "Minha vida é realmente o trabalho. É lá que vão me encontrar de manhã e de tarde. Sou feliz com a vida que levo. Tenho saúde, bons amigos, uma família querida e um trabalho do qual me orgulho."
Atualmente na Vara da Fazenda Pública, Falências e Concordatas de Curitiba, Moellmann ingressou no MP como promotor substituto em São José dos Pinhais. Passou pelas promotorias de Arapoti, Paranavaí, Cascavel e Ponta Grossa. Atualmente, acumulava a função de presidente do Plano de Saúde dos promotores públicos do Paraná. O promotor deixa quatro irmãos. O velório estava marcado para acontecer ontem, a partir das 20 horas, na Capela do Tribunal de Justiça (TJ). O enterro ocorre hoje, às 9 horas, no Cemitério da Santa Cândida.