Reunir toda a família no Dia dos Pais nem sempre é tarefa fácil. O pai já pode ser avô, e o filho (que também é pai) é outro que merece comemorar a data. Depois tem a esposa, que quer passar o dia com o pai dela, e assim por diante. Com isso, a manobra para festejar com todos juntos pode acabar em problema.
Na família do juiz José Molteni Filho, a coincidência resolveu a questão. Hoje à noite todos farão um passeio diferente, de litorina, entre Curitiba e Piraquara, na região metropolitana. "A agência de turismo ligou para meus genros oferecendo o pacote. Os dois decidiram comprar para presentear a mima e a minha esposa. Quando recebi as passagens, pensei que meus dois genros também são pais, por isso decidi retribuir o presente com mais passagens", diz Molteni Filho. "O resto foi coincidência. A mesma agência ligou para os pais da minha nora e eles compraram o passeio para a família deles. Contabilizando tudo, incluindo os dois netos e todos os pais, hoje vamos nos divertir com 21 pessoas."
Já na casa do empresário Uliair Brunetti reunir os parentes é praticamente impossível. Ele tem cinco filhas, dois filhos e sete netos. "Procuramos almoçar em um restaurante no domingo com todo mundo, já que a família é grande. Mas nem sempre dá para passar a data unidos. As noras e genros, por exemplo, também precisam ir na casa dos pais deles", comenta.
Para quem for passar a data em Curitiba basta um pouco de criatividade para se divertir. O economista Sérgio Valentim Basso vai aproveitar para soltar pipa com a filha de 8 anos, Dafyne Batista Basso. "A programação é da escola, mas é uma maneira diferente de comemorar. Faz muito tempo que não brinco disso. A última vez que soltei pipa foi quando meu filho, que hoje é adolescente, era bem pequeno", revela. O engenheiro Marcos Gentil, pai de uma menina de 9anos, decidiu passar a data com outros amigos que também são pais. "Vamos fazer um churrasco aqui em casa. Depois do almoço, brincaremos com as crianças", comenta.
Se o tempo ajudar, Luiz Cláudio Ramos pai de Gabriel, 10 anos, e João Pedro, de 6 quer descer para a praia com os filhos. "Sempre tento fazer algo diferente para que a gente se divirta. Pisar na areia, jogar bola e entrar no mar pode ser uma opção. Mas se chover, vale até um campeonato de videogame." Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, não há previsão de chuvas para este fim de semana. As temperaturas ficam amenas. Em Curitiba a mínima será de 10ºC e no litoral, de 13ºC. Pela manhã a sensação térmica será de frio, mas o sol deve aparecer entre nuvens hoje e amanhã.