Cerca de 40 pessoas acamparam em frente a uma escola de Castro, na região dos Campos Gerais, no sábado (1º) para tentar matricular os filhos nesta segunda-feira (3). Todas as famílias receberam uma carta da Secretaria Estadual de Educação (Seed) indicando outra escola para os filhos, mas preferiram enfrentar a fila para garantir a vaga no Colégio Estadual Antônio e Marcos Cavanis, considerado um dos melhores da cidade.
Na fila, familiares e os próprios alunos se revezam desde o primeiro dia do ano em barracas e abrigos improvisados na calçada. Eles se organizaram e dividiram a fila entre os que precisam de vaga no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Por conta própria, os integrantes da fila distribuíram senhas para o atendimento.
De acordo com informações do telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, seriam oferecidas 12 vagas para a 5ª série, 10 para a 7ª, oito para a 8ª e 18 para o 1º ano do Ensino Médio. Não há vagas para a 6ª série do Ensino Fundamental e 2ª ano do Ensino Médio. Os atendimentos começariam às 8h desta segunda-feira (3).