Algumas pessoas que não precisam estão recebendo leite de graça em Londrina, no Norte do estado. De acordo com denúncia mostrada pelo telejornal ParanáTV, 1ª edição, algumas famílias estão burlando o programa do governo estadual que oferece leite de graça para famílias de baixa renda.
Nas imagens exibidas aparecem pais chegando em uma escola da cidade em carros e motos, e saindo com o leite que devia ser destinado para pessoas carentes. No Paraná mais de 170 mil crianças são beneficiadas com o leite distribuído de graça.
Uma das exigências para a participação no programa é que a família tenha uma renda de até meio salário mínimo por pessoa. No entanto, a reportagem mostrou que isso não está acontecendo na escola. "Eu até tenho condições de comprar 1 ou 2 litros de leite, creio que tem gente mais carente precisando. Se eu pudesse passar a minha vaga para outro, não teria problema nenhum", afirmou o mecânico Alcebíades Bomba.
A diretora da escola reconhece o problema, mas diz que a escola não tem o poder de fiscalizar e denunciar fraudes. "O que eu posso fazer? Eu entrego, mas eu vou denunciar? Como é que vou saber que essa mãe não tem condições financeiras. Não fui eu quem fez a ficha dela. O cadastro é feito fora do colégio. O colégio só repassa o leite", afirmou a diretora Rosimeri Ferreira Coimbra.
De acordo com a coordenadora do programa do leite em Londrina, Suely Beggiato, é preciso contar com a consciência das pessoas. "Nós não temos uma equipe numerosa para ficar fiscalizando. É preciso ter uma honestidade e lealdade por parte das pessoas", afirmou.
Em abril haverá eleição dos novos integrantes dos comitês gestores municipais, que são responsáveis pela triagem das famílias e em seguida devem ocorrer o recadastramento dos beneficiados.