Cerca de 30 famílias que vivem em áreas de risco na região da Bacia Hidrográfica do Arroio Cadena, em Santa Maria (RS), vão morar temporariamente em contêineres adquiridos e adaptados pela prefeitura. Elas já estão sendo transferidas para esses locais.
Em todo o município, cerca de 2,7 mil famílias vivem em locais que sofrem com deslizamentos de terra e erosão. Os contêineres, que têm um cômodo que funciona como quarto e sala e um banheiro, servirão de moradias temporárias enquanto as casas são construídas em loteamentos.
O período de moradia dessas famílias não deverá ultrapassar oito meses. "Esses contêineres eram velhos e foram reformados. Foi feita toda a parte de instalação elétrica, colocamos portas e janelas e pintamos. As pessoas devem permanecer nesses locais durante o tempo necessário para que suas casas fiquem prontas e, nesse período, elas saem das áreas de risco", disse o secretário da Secretaria Extraordinária de Supervisão de Programas e Projetos Intersetoriais (Sespi), Nabor Silva Ribeiro.
O valor de cada contêiner para a prefeitura chega a R$ 8 mil e, de acordo com Ribeiro, eles foram escolhidos por causa da mobilidade. "Podemos levá-los para qualquer local da cidade, conforme a necessidade. Outras famílias vão morar neles e precisamos de praticidade."
Ainda de acordo com Ribeiro, mais de R$ 170 milhões em verbas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) serão destinados para obras de infra-estrutura na cidade.