O calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, ficou tomado pelo clima natalino no início da noite desta quarta-feira (9). Promovida pelo Instituto Municipal de Turismo (CTur), a segunda edição da “Caminhata de Natal” ditou o ritmo dos passos de quem passava pela rua e contagiou mesmo os que não esperavam pelo evento.
Veja fotos da caminhata e do cortejo da Coca-Cola
Os mais apressados diminuíram a velocidade da caminhada nem que fosse para uma rápida selfie com os artistas circenses vestidos com temas natalinos. Os que tinham um pouco mais de tempo, acompanharam o cortejo e cantaram junto com os vários corais e com a fanfarra dos alunos da Escola Municipal Papa João XXIII.
Caminhata de Natal
O evento também ocorre nesta quinta-feira (10), às 19 horas. O início do cortejo será novamente na Praça Santos Andrade e o trajeto segue novamente até a Boca Maldita.
A festa começou na escadaria do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, pontualmente às 19 horas. Músicas como “Noite Feliz” e “Anoiteceu” fizeram quase cem pessoas pararem o que faziam naquele momento para aproveitar a noite quente e sem chuvas de Curitiba.
“As apresentações vieram hoje para unir os curitibanos aqui na XV. O desejo é de que todos possam confraternizar enquanto acompanham a nossa Caminhata. A ideia também é divulgar as feiras de Natal da Santos Andrade e da Praça Osório”, explicaram ao público os organizadores do evento.
Programação
Confira a página especial de Natal da Gazeta do Povo.
Veja também a programação completa de eventos de Natal em Curitiba.
O grupo inicial foi crescendo durante todo trajeto. Quem acompanhou o cortejo até o fim pôde curtir as apresentações do Grupo Vocal Outra Voz, Coral Espaço Vida & Música, Grupo de Pandeiros PIB e Grande Coral da PIB com Orquestra Banda Back´s, além de se divertirem com as atuações e malabarismos dos artistas circenses. As crianças foram as que mais aproveitaram, mas a Caminhata também conquistou muitos adultos. A dona de casa Márcia Corrêa foi uma delas. “Eventos assim são importantes não só porque são bonitos, mas também porque resgatam o verdadeiro clima natalino, que é a felicidade pelo nascimento de Jesus”, destaca a dona de casa. Ela até perdeu o ônibus para cantar junto com o coral na escadaria.
Depois de duas paradas pela Rua XV para ouvir as apresentações, a noite terminou na Boca Maldita com a carreata feita pelos caminhões da Natal da Coca-Cola iluminados. O público que ficou até o fim também pode aproveitar a Feira de Natal da Praça Osório, aberta até as 23h.
Eventos
Cerca de 40 eventos natalinos estão previstos este ano, em Curitiba. O Instituto de Turismo – em parceria com o Curitiba Convention & Visitor Bureau e a iniciativa privada – irá realizar diversas apresentações teatrais, shows temáticos, presépios, corais, dentre outras atrações.
Outro evento importante para a cidade é o Coral de Natal do Palácio Avenida, realizado há 25 anos pelo HSBC. O espetáculo é conhecido nacionalmente e conta com um coro formado por 130 crianças, entre 7 e 11 anos, das 11 intuições parceiras do Programa HSBC Educação.
Este ano também será realizado um concerto natalino, na ópera de Arame, com óperas mundialmente conhecidas, entre os dias 19 e 22 de dezembro.
Colaborou: Getulio Xavier.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora