O Disque Solidariedade da Fundação de Ação Social (FAS), órgão oficial da prefeitura de Curitiba, vai passar por mudanças para aumentar a eficiência no serviço de captação e repasse de roupas e utensílios domésticos para pessoas carentes. A expectativa é que, com as alterações, a coleta aumente em 30% em 2017.
A partir de agora, o serviço deixa de agendar horários específicos e passa atuar em períodos. Assim, quem for doar sabe apenas que o caminhão da coleta passará em seu endereço pela manhã ou pela tarde, mas sem hora específica. Por meio de sua assessoria de imprensa, a FAS explica que esse novo método prioriza a proximidade dos atendimentos, o que permite que mais residências de uma mesma região da cidade sejam visitadas.
Com menos tempo de deslocamento pela cidade, a expectativa é de que a quantidade de doações recolhidas também aumente. Até então, as coletas do Disque Solidariedade eram feitas com horário marcado e qualquer atraso em um local atrapalhava todo o restante do cronograma, fazendo que muitas das visitadas agendadas não acontecessem. Com o novo método, a projeção é que sejam feitos mais de 11 mil recolhimentos neste ano. Em 2016, foram 8,1 mil.
O aumento nas doações captadas reflete também em um número maior de entregas. Para 2017, a expectativa é de que sejam feitos 8,4 mil repasses a famílias carentes ou vítimas de desastres.
Além disso, a FAS revelou que está realizando um trabalho para incentivar que empresas e indústrias façam mais doações ao serviço. No entanto, o órgão não detalhou como isso está sendo feito.
Leia também: Asilo São Vicente de Paulo precisa de mais doações após incêndio
Como doar
Apesar das mudanças no modo como Disque Solidariedade faz o recolhimento, o modo de doar continua o mesmo. O doador pode entrar em contato pela Central 156, seja pelo telefone ou internet, e informar a relação dos itens que deseja entregar. Ele também pode ir à sede da FAS, na Rua Eduardo Sprada, 4.520, no bairro Campo Comprido. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A doação será agendada.
Segundo a fundação, todas as doações são bem-vindas, mas há uma necessidade maior de utensílios domésticos, como fogão, geladeira e móveis. Além disso, é preciso que todas essas doações estejam em bom estado para que possam ser repassadas às famílias que vão recebê-las.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião