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Saúde

Faturas já trazem dados sobre qualidade da água

O resultado das análises mensais feitas para medir a qualidade da água que chega às residências de milhões de paranaenses agora pode ser conferido pelo próprio consumidor na conta da água. Desde a última quarta-feira, todas as companhias de abastecimento do país estão obrigadas a apresentar na fatura as informações que atestam que o produto está apto ao consumo em cumprimento ao decreto federal 5.440, publicado em junho de 2005. O decreto regulamenta o artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor, que trata da necessidade de mais transparência na prestação dos serviços públicos.

A Companhia de Saneamento e Abastecimento do Paraná (Sanepar) se antecipou ao prazo final e desde o último dia 3 incluiu os dados dos sete índices que aferem a qualidade da água na conta enviada mensalmente aos seus clientes. A análise feita diariamente por técnicos da Sanepar segue parâmetros estabelecidos pela portaria 518, do Ministério da Saúde, e verifica dados como a cor da água, o grau de transparência (turbidez), a acidez ou alcalinidade (pH), a quantidade de cloro e flúor, e a presença de coliformes. Na frente da fatura consta o resultado das análises feitas em cada localidade atendida pela empresa e, no verso, há uma tabela comparativa com os padrões recomendáveis pelo Ministério da Saúde para cada parâmetro.

Informação

Para o médico Antônio Carlos Figueiredo Nardi, presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, a medida é um avanço. "Isso vem ao encontro da necessidade da população de estar bem informada, mostrando que a água do município é de qualidade e, dessa forma, promovendo a saúde da população", afirma. O engenheiro Carlos Eduardo Pierin, gerente de avaliação de conformidades da Sanepar, concorda com o médico. "Hoje o consumidor, por menos interesse que ele tenha sobre o assunto, está recebendo essas informações e tem uma garantia da qualidade da água que chega à sua casa", opina.

A advogada Cláudia Silvano, do Procon Paraná, diz que tudo que é feito em benefício do consumidor é bem-vindo, mas ela tem uma visão mais crítica sobre a novidade na conta da água. "Dizer que a qualidade da água está boa é muito fácil. A questão é se a água realmente terá essa qualidade dita. Tenho medo de que isso (a medida) seja só para inglês ver", afirma.

Pierin informa que o resultado das análises já estava disponível por meio da internet (www.sanepar.com.br) e do telefone 115, mas que a publicação na conta tornou a informação ainda mais acessível à população. "Como já existia, só não entrava na conta, isso não trouxe custos para a empresa e nem aos consumidores", explica, lembrando que os dados foram incorporados à conta de forma didática, inclusive com a explicação de termos técnicos, para que a maioria das pessoas entenda.

Para Antônio Carlos Nardi, as informações que atestam a potabilidade da água são bem claras. "Só o fato de colocar que a água tem um grau de pureza e não apresenta coliformes fecais é mais do que suficiente para a comunidade entender", diz.

Amostragem

O gerente da Sanepar explica que a análise é feita por amostragem com base no número de habitantes de determinada localidade, conforme sugere o Ministério da Saúde. "No caso da cidade de Curitiba, cerca de 500 amostras de água são coletadas todo mês. Cerca de 90% das coletas, feitas diariamente, ocorrem nas residências", explica. A amostra é analisada em laboratório e depois é tirada uma média que constará na fatura.

Desde o ano passado, a Sanepar já elabora um relatório anual sobre a qualidade da água com o resultado médio das análises dos últimos 12 meses, que também é enviado aos consumidores. O estudo traz dados relativos ao manancial que abastece determinada região, como é feito o tratamento da água e as médias obtidas mês a mês, bem como os padrões recomendados pelo Ministério da Saúde. "Já estamos elaborando o relatório desse ano e em breve estaremos repassando isso aos nossos clientes", conclui Pierin.

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