Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campo

Fazenda sugere veto a projeto que prevê a renegociação de dívidas rurais

Mesmo já tendo sinalizado que poderá renegociar dívidas dos produtores rurais, o governo enfrenta a resistência da equipe econômica sobre a concessão desse tipo de benefício. O Ministério da Fazenda está preocupado com o impacto fiscal que a renegociação pode ter, especialmente depois de já ter aceitado uma renegociação de R$ 2,9 bilhões na Medida Provisória 285, que acabou subindo para R$ 44 bilhões depois de passar pelo Congresso.

A equipe sugere agora que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete o substitutivo à MP, o que tem uma imagem negativa num momento em que o setor rural passa por uma crise e que o governo fala em ajudar os produtores com um pacote reestruturante, que será anunciado na quinta-feira. Segundo documento enviado pela Fazenda ao Palácio do Planalto, o substitutivo à MP 285 aprovado no Congresso "compromete a situação das contas públicas".

Nesta terça-feira, integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) fizeram uma manifestação em frente ao prédio do Ministério da Fazenda e foram recebidos por um representante da secretaria-executiva. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações que inclui o assentamento de 230 mil famílias, a renegociação das dívidas dos pequenos produtores e a revisão do índice de produtividade das propriedades, usado para definir que terras podem ser destinadas à reforma agrária.

Interatividade

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.