Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Automedicação

Febrafarma corrige dados de intoxicação

Com relação à reportagem "Jovens consomem remédios sem receita e riscos à saúde aumentam", publicada em 19 de agosto no jornal Gazeta do Povo e reproduzida pela Gazeta do Povo Online, a Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma) faz os seguintes esclarecimentos:

1 – A Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma) foi extinta em 2002, substituída pela Febrafarma, que reúne 15 entidades às quais estão filiados 267 laboratórios, responsáveis por 98% do mercado de medicamentos.

2 – A notícia cita um dado impreciso: "prática que leva à morte cerca de 20 mil pessoas por ano". O número de mortes relacionadas à intoxicação (geradas por agrotóxicos, agentes tóxicos desconhecidos, animais peçonhentos, medicamentos etc) é muito inferior. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dos 23,7 mil casos de intoxicação registrados em 2004 no país, 10.271 tiveram como determinante a Tentativa de Suicídio, e só 662 a Automedicação, menos do que as intoxicações causadas por outros agentes menos tóxicos, como cosméticos (756 casos), plantas (1.560) e alimentos (820).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.