Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
aeroportos

Fechamento de Congonhas causa reflexos no Afonso Pena

O fechamento do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, causava reflexos no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e em outros terminais do país na manhã desta segunda-feira (5). Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Congonhas estava fechado desde as 9h30 por causa das más condições meteorológicas na capital paulista.

A Infraero informou que 15 dos 43 voos que deveriam decolar do Afonso Pena entre meia-noite e 11 horas registraram atraso, o que corresponde a 34,9%. Além disso, seis voos (14%) que deveriam decolar do terminal de São José dos Pinhais entre 10 e 11 horas também estavam atrasados. Nessa faixa de horário foi feita a última atualização de atrasos e cancelamentos por parte da Infraero. Houve ainda o cancelamento de um voo na manhã desta segunda-feira.

Interior do PR

Já o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, na região Norte do Paraná, tinha um voo atrasado entre 10 e 11 horas, dos nove que deveriam decolar. Londrina registrou também o atraso de outro voo na manhã de segunda.

E no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, na região Oeste, e no Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, na região Noroeste, não havia registro de atrasos ou cancelamentos.

Em São Paulo, informação é de que metade dos voos estão atrasados

No entanto, a informação da Infraero em São Paulo é de que metade dos voos previstos para partir até as 10h desta segunda-feira decolou com atraso em Congonhas. O aeroporto opera apenas por instrumentos desde a abertura, por causa do mau tempo, mas segue operando.

Até as 10h, dos 61 voos previstos para o aeroporto, 34 decolaram com atraso de mais de 30 minutos, ou 55,7%. Entre 9h e 10, foram 18 voos com atraso. Uma decolagem acabou cancelada. Segundo a assessoria da Infraero em Congonhas, o movimento era tranquilo nesta manhã no saguão das companhias aéreas, apesar dos atrasos.

No Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, 18 dos 67 voos previstos da 0h às 10h atrasaram mais de 30 minutos, o que representa 26,9% do total. Entre 9h e 10h, foram quatro atrasos. Outros quatro voos acabaram cancelados.

Reflexos no Rio de Janeiro

Os voos do aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, em direção ao aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, também estavam suspensos desde as 9h30 desta segunda-feira, de acordo com a Infraero.

A movimentação no Santos Dumont era grande e havia filas.

A empresa informou ainda que nove voos foram cancelados (quatro de chegada e cinco de partida do Santos Dumont) e 36 voos estão atrasados devido ao fechamento de Congonhas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.