Uma feira do trânsito, com diversas atividades de conscientização sobre segurança, ocorre hoje, das 9 às 16 horas, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. O evento, organizado pela Urbs (empresa municipal que gerencia o trânsito em Curitiba) e que tem parceria com 12 instituições, faz parte do encerramento da Semana Nacional do Trânsito, iniciada na última terça-feira.
Para incentivar o uso da faixa de pedestres, será repetida a travessia de pedestres em um tapete vermelho, na esquina das ruas Doutor Pedrosa e 24 de Maio, como conta a coordenadora de educação e cidadania da Urbs, Maura Moro. A empresa também vai exibir vídeos educativos em um dos primeiros ônibus da frota curitibana. "Essa feira é importante para informar e sensibilizar a população sobre a segurança no trânsito." A organização não-governamental Criança Segura também estará na praça para participar das ações. "Estaremos no local oferecendo informações gerais sobre a criança no trânsito", explica a coordenadora regional da ong, Alessandra Françóia.
Outra instituição presente no evento é a Volvo. Desde ontem, a empresa tem uma tenda na praça com uma cabine de simulação de capotamento. "Queremos estimular o uso do cinto de segurança", comenta Renata Lobato, que faz parte do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.
Ontem, a cabine chamava a atenção de quem estava na praça. O barman Valdir Vicentini resolveu participar da simulação. "É uma sensação de desequilíbrio enorme, parece que o caminhão está capotando mesmo". Já a estudante Kamila Ribeiro Queiroz conta que se sentiu muito segura. "O cinto de segurança não dá chance de você ficar solto."