O fim de semana começa com uma ligeira queda nas temperaturas no Paraná. Por mais que o sol apareça nesta sexta-feira (11), não é possível garantir que as nuvens não deem o ar da graça ao longo do feriadão. Em Curitiba, uma coisa é certa: será preciso uma dose de paciência para conseguir observar a superlua, fenômeno que acontece quando a lua cheia está mais próxima da Terra e que já poderá ser visto no domingo (13).
“A previsão é de que haja uma visualização moderada. A superlua estará sempre entre nuvens. Para conseguir ver bem, será preciso estar no lugar certo e na hora certa”, comenta a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
Conforme a especialista, o horário em que a lua estará com 99,98% do disco iluminado será às 12h21 da segunda-feira (14). No entanto, como o satélite não estará visível no céu nesse período, há outros dois momentos em que observadores devem ficar atentos se quiserem ver a lua cheia com uma aparência maior do que o normal.
No domingo (13), será possível visualizar a superlua no momento em que a lua se põe no horizonte, pouco antes do nascer do sol. O ideal será olhar para o oeste, onde o sol se põe. Em Curitiba, o nascer do sol no dia 13 será às 6h22.
Já na segunda-feira (14), será possível ver a lua nascendo no horizonte leste, pouco depois do pôr do sol. A dica é olhar para o leste, onde o sol nasce. Na capital, o pôr do sol será às 19h42.
Temperaturas
Segundo o Simepar, pelo estado, a tarde de sexta-feira deve ser abafada em todas as regiões. Também estão previstas chuvas localizadas e rápidas. Entre as áreas do Sudoeste, Oeste e Sul do Paraná, o risco de chuva diminui com o avanço de um ar seco e estável pela região.
Em Curitiba, os termômetros ficam entre 16º C e 27º C, enquanto em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, entre 16º C e 28º C. No Litoral, Paranaguá registra mínima de 20º C e máxima de 30º C. Já no interior, Londrina, no Norte, deve ter variação térmica de 19º C a 32º C; Maringá, no Noroeste, de 21º C a 32º C; e Foz do Iguaçu, no Oeste, de 20º C a 30º C.
No sábado (12), a região de Curitiba e Litoral registra chuvas e temperaturas mais baixas. A mínima na capital deve ser de 14º C e a máxima de 19º C. Em Paranaguá, a variação fica entre 19º C e 23º C.
No interior, contudo, os termômetros continuam perto dos 30º C. Em Londrina, a mínima será de 19º C e máxima de 29º C. Em Maringá, a variação térmica fica entre 20º C e 31º C, e em Foz do Iguaçu, entre 20º C e 32º C.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião