Curitiba registrou na manhã desta sexta-feira (17) a menor temperatura deste ano, segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar. Por volta das 7 horas, os termômetros da cidade marcaram 11,6°C, batendo a marca de 12°C que havia sido registrado no último sábado (11). Para o feriado, há previsão de chuva em parte do Paraná a partir de segunda-feira.
Outras cidades do estado tiveram temperaturas ainda mais baixas, embora não tenha havido recorde nesta véspera de feriadão. Quem estava durante o início da manhã em Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, enfrentou frio de 10°C, bem acima dos 2,3°C registrados na cidade de General Carneiro, na região Sul, na semana passada. "O nevoeiro que cobriu grande parte do estado nesta sexta impediu o declínio muito grande da temperatura", explica Sheila Paz, meteorologista do Simepar.
Todo esse frio é consequência de uma massa de ar polar que passa sobre a região Sul do Brasil desde a madrugada de quinta-feira (16), mas que já está se afastando para o Oceano Atlântico.
Previsão para o feriado de Tiradentes
Para os próximos dias, a previsão é de temperaturas ainda amenas, embora em elevação, e, a chuvas a partir de segunda-feira (20) no setor Leste do estado, segundo o Simepar. Neste sábado (18), primeiro dia do feriado prolongado de Tiradentes, as condições do tempo em todo o Paraná continuam sendo influenciadas pela massa de ar polar que está na altura do litoral do Rio Grande do Sul.
As madrugadas de sábado e domingo (19) ainda devem ser geladas em toda a área entre o Centro-Sul e o litoral do estado, mas, como o sistema se desloca para o oceano, a previsão é que as temperaturas sejam um pouco mais elevadas.
Sheila explica que, apesar da nebulosidade, o tempo deve permanecer estável no fim de semana em todo o estado. "Na região Oeste, as condições são de seca, também em razão dessa massa de ar que traz frio durante as madrugadas", diz a meteorologista. As temperaturas sobem um pouco a partir da tarde do domingo com o aparecimento do sol.
Na segunda-feira, por conta da entrada de uma frente fria no estado, há grande possibilidade de chuva em toda a metade Leste do estado. Como o tempo fechado, as temperaturas voltam a cair na terça-feira (21).
Para esta sexta-feira, o Simepar prevê mínima de 12°C e máxima de 24°C para Curitiba. Em Paranaguá, no litoral do estado, os índices devem oscilar entre 17°C e 27°C. Londrina, no Norte, registra temperaturas entre 14°C e 29°C, enquanto Maringá, no Noroeste, entre 16°C e 30°C.
No Oeste, os moradores de Cascavel devem enfrentar valores de 15°C a 30°C, e os de Foz do Iguaçu, de 17°C a 31°C. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os índices variam entre 12°C e 25°C, e em Guarapuava, na região Central, de 10°C a 26°C.
Até o domingo, os índices sobem e passam a oscilar entre 15°C a 27°C em Curitiba; 18°C e 30°C em Paranaguá e Londrina; 17°C e 31°C em Maringá e Cascavel; 19°C e 32°C em Foz do Iguaçu; 12°C e 26°C em Ponta Grossa e 13°C e 28°C em Guarapuava.
Na segunda-feira, as temperaturas ficam semelhantes às de domingo, mas o tempo volta a esfriar na terça-feira. Em Curitiba, o feriado de Tiradentes terá temperaturas entre 12°C e 20°C, e em Paranaguá entre 15°C e 24°C. Londrina enfrentará índices de 15°C a 25°C, e Maringá de 17°C a 27°C. A previsão para Cascavel é de mínima de 14°C e máxima 27°C no feriado, e para Foz do Iguaçu, de 15 e 30°C. Em Ponta Grossa os termômetros oscilarão de 11°C a 22°C, e em Guarapuava, de 9°C a 22°C, no último dia do recesso.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião