Quem viajar para o interior do estado ou para o Litoral vai encontrar condições de tempo estáveis neste feriado de Páscoa. A principal força de atuação climática no Paraná é uma massa de ar seco, que começa a dar espaço a uma massa fria apenas no domingo (5) e se acentua na segunda-feira (6).
De acordo com o Instituto Simepar, a amplitude térmica alta – caracterizada pela elevação de temperaturas do meio da manhã até o horário do almoço – é o maior destaque. Nas cidades do Litoral, o tempo ficará aberto na sexta-feira (3) e no sábado (4) e as temperaturas oscilam de 20°C a 33°C.
“O tempo será quente e a possibilidade de chuva aumenta para as cidades da região Sudoeste, como Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco no domingo de manhã. Essa massa de ar frio que possibilita chuvas começa a agir sobre Curitiba e Litoral na tarde de domingo , aumentando na segunda-feira”, diz Reinaldo Kneib, meteorologista do instituto.
Em Morretes, os termômetros marcam na sexta e no sábado mínima de 18°C e podem atingir até 27°C de máxima. Para o domingo, existe possibilidade de chuva a partir da tarde. A máxima prevista é de 25°C.
Nas cidades do Norte do Paraná, como Londrina e Maringá, o tempo também deve ser de céu aberto. A possibilidade de chuva aumenta no domingo de manhã. Em Maringá, a temperatura mínima é de 18°C na sexta e no sábado e a máxima é de 31°C.
Em Curitiba, o cenário deverá ser o mesmo das outras regiões, com maior possibilidade de chuvas e trovoadas no domingo à tarde. Segundo o Simepar, na sexta e no sábado, a mínima na capital paranaense fica em 13°C e a máxima pode atingir 27°C.
Para o Centro-Sul e na região dos Campos Gerais, existe a possibilidade de formação de nevoeiros durante a manhã. Em Guarapuava, as temperaturas oscilam de 12°C a 27°C na sexta e no sábado. Já no domingo, a temperatura varia de 16°C a 24°C, com maior possibilidade de chuva.