Há três meses em operação, o primeiro programa gratuito de fertilização in vitro do Paraná foi oficialmente lançado segunda-feira (08/10) no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com um custo de R$ 150 para a paciente (apenas o custo da medicação), casais inférteis e com dificuldades financeiras podem voltar a sonhar em ter um filho. Para 25 mil casais do estado, a fertilização in vitro é a única maneira para gerar uma criança.
Os 50 casais cadastrados no programa comemoram a iniciativa. Em uma clínica particular, a fertilização e a medicação custariam cerca de R$ 7 mil. "Procurei tratamento pago, mas o custo é muito alto. Esse programa é uma esperança para muitos casais", diz a vendedora Sueli Schuta, 33 anos. Após três gestações sem sucesso, ela foi a primeira inscrita no tratamento. Grávida há três meses, a criança se chamará Cristiano ou Ana Maria.
Serviço: Interessados em participar do programa devem ligar para (41) 9915-8554, em horário comercial. Para a seleção dos pacientes serão levados em conta idade, estabilidade matrimonial, filhos deste e outros relacionamentos, condições de saúde, avaliação psicológica, condição socioeconômica e escolaridade.
Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, conteúdo exclusivo para assinantes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião