Há três meses em operação, o primeiro programa gratuito de fertilização in vitro do Paraná foi oficialmente lançado segunda-feira (08/10) no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com um custo de R$ 150 para a paciente (apenas o custo da medicação), casais inférteis e com dificuldades financeiras podem voltar a sonhar em ter um filho. Para 25 mil casais do estado, a fertilização in vitro é a única maneira para gerar uma criança.

CARREGANDO :)

Os 50 casais cadastrados no programa comemoram a iniciativa. Em uma clínica particular, a fertilização e a medicação custariam cerca de R$ 7 mil. "Procurei tratamento pago, mas o custo é muito alto. Esse programa é uma esperança para muitos casais", diz a vendedora Sueli Schuta, 33 anos. Após três gestações sem sucesso, ela foi a primeira inscrita no tratamento. Grávida há três meses, a criança se chamará Cristiano ou Ana Maria.

Serviço: Interessados em participar do programa devem ligar para (41) 9915-8554, em horário comercial. Para a seleção dos pacientes serão levados em conta idade, estabilidade matrimonial, filhos deste e outros relacionamentos, condições de saúde, avaliação psicológica, condição socioeconômica e escolaridade.

Publicidade

Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, conteúdo exclusivo para assinantes.