Programação
Acompanhe a programação do último final de semana da Festa de São Francisco das Chagas, em Paranaguá:
Sexta-feira
20 horas Apresentação da Orquestra Municipal
Sábado
17 horas Encerramento da novena e inauguração do altar de Nossa Senhora do Pilar
18 horas Quermesse com música típica paraguaia
19 horas Show pirotécnico
Domingo
10 horas Apresentação da Orquestra Filarmônica de Antonina
11horas Missa solene
12 horas Procissão
15 horas Apresentação da Orquestra Filarmônica de
Antonina
17 horas Missa
18 horas Quermesse
Serviço:
A festa acontece na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Presciliano Correia, no Centro de Paranaguá. Mais informações pelo telefone (41) 3422-5224.
Com música, procissão e quermesse, Paranaguá espera visitantes de todo o estado para os últimos dias da Festa de São Francisco das Chagas, cuja realização está ligada à preservação da história e do patrimônio cultural, arquitetônico e religioso do Paraná. A festa, que segue até o próximo domingo, celebra a devolução da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, o templo barroco mais antigo do estado, à sua função original.Mais conhecida como Igreja da Ordem, a edificação localizada na Rua XV de Novembro, no coração de Paranaguá, foi construída no fim do século 18 e sobreviveu a um incêndio no início dos anos 60, mas ficou fechada por longos anos e passou outros tantos sendo usada como espaço cultural.
Só em março de 2009, num acordo entre a diocese de Paranaguá, a Secretaria de Estado da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a construção foi devolvida à sua finalidade original. Desde então, a renda da festa em honra a São Francisco das Chagas tem sido fundamental para deixar o templo cada vez mais ajustado.
Solidariedade
O padre André Luís Buchmann de Andrade, organizador do evento, faz questão de lembrar que a celebração é importante também para reforçar a solidariedade paranaense, vigorosamente demonstrada após as chuvas de março, que deixaram centenas de desabrigados em todo o litoral e que obrigaram Paranaguá e Morretes a decretar estado de emergência. "Recebemos aqui quatro caminhões com doações para as vítimas das enchentes", conta.
Padre André diz que fazem parte da quermesse barracas cuja arrecadação contribui diretamente com o Asilo São Vicente de Paula, a Rede de Feminina de Combate ao Câncer e outras entidades filantrópicas.
Arquitetura
Simplicidade resistente ao tempo
A construção da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas começou em 1770 e terminou em 1784. Embora tenha levado 14 anos, a construção é bastante simples. A alvenaria de pedra, em linhas despojadas, resistiu muito bem ao tempo. Prova disso é que a estrutura principal da obra nunca precisou ser refeita.
Em 1962, a igreja foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas, pouco tempo depois, um incêndio destruiu o mobiliário e provocou estragos na sacristia e na capela-mor. Em abril de 1991, depois de uma longa restauração, o lugar passou a ser um espaço cultural o Teatro da Ordem. Só em março de 2009, missas voltaram a ser celebradas na Igreja da Ordem.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora