Aproximadamente 50 mil pessoas estiveram ontem no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, para celebrar o Dia da Padroeira do local. Ao longo do dia, novenas, terços e missas marcaram a quarta-feira dedicada à Mãe de Deus e mantiveram o interior da igreja e a Praça Portugal lotadas. O pico do movimento foi às 21 horas, quando foi realizada a missa solene em honra a Perpétuo Socorro e distribuído um bolo de 50 quilos, doado por uma devota dona de uma confeitaria.
Por volta do meio-dia, um dos horários de maior movimento em dia de novena, eram centenas de pessoas rezando, acendendo velas e prestando homenagem para a santa do Perpétuo Socorro. Entre elas estava o aposentado Ari Alves Cordeiro, de 75 anos, que participa das novenas há mais de 50 anos. "Eu ia quando era lá na Capela da Glória. Uma pessoa me indicou, eu fui e nunca mais parei. Toda quarta-feira pela manhã estou aqui", afirma, sentado no primeiro banco do santuário.
Ele, que já levou os carros para serem abençoadoss em cerimônia no Alto da Glória, conta que quase perdeu a vida duas vezes, mas pela intercessão de Perpétuo Socorro está bem, com filhos e netos criados. "A gente consegue tudo na vida, é só pedir pra ela. Tenho câncer e labirintite e estou aqui."
Para o padre Primo Hipólito, reitor do santuário, a novena tem atraído cada vez mais pessoas por causa das respostas que dá às pessoas. "O mundo hoje tenta dar respostas a questões difíceis do ser humano, mas quando as pessoas não encontram vida plena nessas respostas, elas vêm ao santuário. Todo o conjunto de orações da novena traz uma mensagem de amor, então elas voltam."
Histórico
A primeira novena de Perpétuo Socorro foi realizada há 52 anos na capela da Glória, que pertencia à família Leão e está localizada na Avenida João Gualberto. "A participação das pessoas era tão grande que chegava na rua. Foi então que se conseguiu a concessão do espaço aqui na Praça Portugal e o santuário começou a ser construído", conta o reitor padre Primo Hipólito.
A igreja do santuário comporta 2,5 mil pessoas e todas as quartas-feiras são realizadas 17 novenas, das 6 às 22 horas. "Celebrar o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que eu chamo de aniversário dela, é uma graça dupla. Se o milagre acontece do encontro de duas pessoas, hoje [ontem] presenciamos muitos milagres", fala o padre.
Veja imagens da novena no santuário