Geléias, sucos, pizzas, salames, queijos, pães caseiros, artesanato, bandas folclóricas e muita uva são apenas algumas das atrações da tradicional Festa da Uva de Santa Felicidade, que começou ontem no Bosque São Cristóvão, em Curitiba. Criada em 1958 para vender a safra de uva e preservar a cultura italiana trazida pelos imigrantes, a festa deve reunir cerca de 30 mil pessoas nos três dias do evento.
A festa, que é organizada pela Paróquia São José, faz parte do calendário turístico oficial da cidade de Curitiba. Para a edição desse ano está previsto o consumo de 25 toneladas de uvas, 4 toneladas de polenta, 4 mil quilos de frango, 3 toneladas de risoto e mais 3 mil quilos de macarronada italiana e 1,5 tonelada de churrasco. Todas essas guloseimas estarão disponíveis na praça de alimentação montada no centro do parque de 28 mil metros quadrados. No local, 35 barracas também comercializarão produtos derivados da uva, doces típicos italianos, pizzas, churrasco, polenta frita, risoto e artesanato. "Serão itens de produção local", afirma o coordenador do evento, Ilton Mengarda. A arrecadação das vendas será revertida para entidades carentes assistidas pela paróquia e para a manutenção do bosque onde ocorre o evento.
Entre as atrações da festa estão apresentações de grupos folclóricos e shows musicais. Hoje, os pontos fortes do evento serão um almoço com pratos típicos da Itália, a apresentação de grupos folclóricos e um show dançante com o Quartetto Allegri Musicanti, de Santa Felicidade. A festa deverá iniciar ao meio-dia e terminar às 23 horas.
Amanhã, haverá missa com a participação do Coral Italiano de Santa Felicidade, às 10 horas. À tarde, as principais atrações serão um show musical dançante com o grupo I Venetti in Brasile e shows com as bandas Magnus e Le Figaro.
Serviço: Parque São Cristóvão, em Santa Felicidade. O acesso é feito pelas ruas Calisto Cumin, Domingos Strapasson e Margarida Miranda. Entrada: R$ 3,00. Estacionamento interno, com seguro: R$ 6,00, com direito a uma entrada gratuita. Mais informações pelo telefone: (41) 3372.9908.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora