A 203ª edição da festa de Nossa Senhora do Rocio acontece entre os dias 3 e 16 de novembro, em Paranaguá, no Litoral do Paraná. Neste ano, são esperados mais de 200 mil fieis apenas na procissão que acontece na próxima terça-feira, dia 15 de novembro – em anos anteriores, mais de 500 mil pessoas passaram pelo Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio durante todos os dias de festa, que costuma durar cerca de 14 dias.
No dia 15 de novembro, centenas de caravanas chegam ao Santuário do Rocio para participar da programação religiosa. Os primeiros ônibus costumam chegar as quatro horas da manhã. Neste ano, em atenção aos devotos que não conseguem ir até a igreja, em Paranaguá, o reitor do santuário, padre Marcos Vinícius Teixeira Borges, enviou uma imagem de Nossa Senhora do Rocio para a região central do estado.
Além da parte religiosa, a festa de Nossa Senhora do Rocio também fomenta a economia no local, com o comércio de roupas, artigos religiosos, miudezas e uma feira gastronômica. A festa conta ainda com um parque de diversões que faz a alegria de crianças e adultos no local.
Procissões
Neste domingo (13), às 10h, acontece a 13ª edição da procissão marítima, que reúne dezenas de barcos, saindo do trapiche no centro de histórico de Paranaguá com destino ao trapiche do Santuário do Rocio. Em 2015, segundo a organização, mais de 750 pessoas participaram da procissão. O levantamento é feito de acordo com o número de passagens e camisetas vendidas para o evento. Para 2016, a previsão é de um pequeno aumento: 800 pessoas. “A saída é no trapiche perto do Aquário Marinho, às 10 horas da manhã”, convida Adan Carlos Silva, que faz parte da organização da festa. A passagem custa R$ 30 e o fiel ainda recebe a camiseta da festa.
Na terça-feira (15), dia em que se comemora a festa da padroeira, a tradicional procissão solene tem um histórico de reunir entre 150 e 200 mil fieis. Na ocasião, a imagem da santa é levada do Santuário do Rocio até a Catedral Diocesana de Paranaguá. A saída da procissão é às 16h.
No dia 15 de novembro, quando centenas de caravanas de todo o estado chegam ao santuário, a programação religiosa é intensa. A primeira missa acontece as 8 horas da manhã; às 10 horas tem a Missa Campal, celebrada na Praça da Fé, em frente a igreja; às 15 horas uma nova missa, dessa vez em preparação para a procissão, é celebrada. Às 16 horas acontece a saída da procissão solene.
No dia 16 de novembro é hora de Nossa Senhora do Rocio voltar para casa. Na chamada “procissão de volta”, a imagem da Padroeira do Paraná é levada da Catedral até o Santuário do Rocio.
Procissão motorizada pediu paz no trânsito
No último domingo (06), a procissão motorizada reuniu centenas de carros que saíram da Paróquia São João Batista em direção ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. No santuário, os padres deram a benção nos veículos. Os carros foram enfeitados com balões azuis e brancos, com o intuito de pedir paz no trânsito para a cidade de Paranaguá.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Confira os detalhes do que houve com Lula e o estado de saúde após a cirurgia; acompanhe o Entrelinhas
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora