A festa de São Jorge reúne desde cedo milhares de devotos em missas no Rio. Em Quintino, na Zona Norte, os festejos começaram começam cedo na Igreja Matriz de São Jorge, na Rua Clarimundo de Melo. Às 4h, quando foi realizada uma apresentação teatral dos momentos mais emblemáticos da vida de São Jorge. O padre gaúcho Dirceu Trigo, responsável pela igreja, afirma que três telões e uma televisão de LED foram colocadas do lado de fora para que o público que não conseguiu lugar no interior da paróquia também pudesse acompanhar as comemorações.

CARREGANDO :)

Em 2015, a paróquia de Quintino celebra 70 anos. A primeira missa do dia começou logo em seguida. As missas são realizadas de hora em hora. A missa das 10h será celebrada pelo cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.Às 16h, os fiéis farão uma procissão pelas principais ruas do bairro, e voltarão para a igreja onde, às 18h, será realizada a última missa do dia e uma nova apresentação do grupo teatral. Em Quintino, são esperadas 200 mil pessoas, mesmo número que compareceu às comemorações em 2014.

No Centro da cidade, outro ponto de devoção a São Jorge que tradicionalmente reúne milhares de fiéis, é a Igreja São Gonçalo Garcia e São Jorge, na Praça da República. A festa começou com a alvorada, às 5h, e, das 8h às 16h, haverá missas de hora em hora do lado de fora da igreja. Às 17h, a missa é celebrada dentro da igreja para os militares, e às 20h, o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, celebra a missa de encerramento.

Publicidade

A Guarda Municipal (GM-Rio) montou um esquema especial de patrulhamento com o efetivo total de 523 agentes - divididos em turnos – para as festividades de São Jorge nas igrejas de Quintino e da Praça da República. Na Igreja Matriz de São Jorge, na Rua Clarimundo de Melo, em Quintino, a Guarda atuará com 328 agentes, divididos em turnos. Já para as festividades que acontecem na Igreja de São Jorge do Centro, na Praça da República, a GM-Rio contará com 195 agentes também divididos em turnos.