Tudo pronto para o início do maior evento religioso popular do sul do Brasil, a Festa do Rocio, em Paranaguá, no litoral do estado, que começa hoje e termina com a procissão solene no dia 15 de novembro, dia de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. A expectativa da organização é de que 550 mil pessoas passem pelo santuário durante esse período.
Este ano a festa está em sua ducentésima primeira edição e encerra o jubileu de 200 anos de festividades do Santuário. O tema deste ano é "Mãe do Rocio, Ternura de Deus" e de acordo com o reitor do Santuário, Padre Sérgio Campos, representa o carinho dos fiéis pela santa. "Caravanas de todos os lugares estão se organizando para celebrar com a gente. A maioria vem agradecer as graças alcançadas. A devoção é o segredo do sucesso da festa ", diz.
A partir de hoje serão celebradas missas e novenas todos os dias. As mais procuradas são as das seis da manhã e a das seis da tarde. A festa contará com espaço para confissões e com seis grandes procissões: ciclística, motorizada, marítima, a solene no dia 15 de novembro dia em que a imagem original de Nossa Senhora do Rocio é levada até a igreja Matriz e a procissão de retorno da santa. Este ano, a novidade será a Procissão das crianças. A expectativa é que nos dias de festa o comércio do evento tenha um faturamento de cerca de R$ 3 milhões.