Paranaguá Cerca de 1 milhão de pessoas são aguardadas a partir de hoje nas duas semanas de comemorações em homenagem à Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, no litoral do estado. A abertura das festividades dedicadas à padroeira do Paraná é às 22 horas, no santuário da santa. A festa terá 150 barracas com produtos artesanais e alimentos.
O reitor do santuário, padre Joaquim Parron, informa que segunda-feira começam as novenas, em dois períodos. As matutinas começam às 6 horas e as noturnas às 19 horas. Além das novenas, o evento promete uma longa programação cultural até o dia 15. "Todos que vêm ao santuário podem ficar despreocupados porque está tudo pronto para agradar a todos os bolsos", ressalta o padre.
Os shows serão gratuitos. Estão programadas apresentações do cantor e ator Moacir Franco, das duplas sertanejas Rio Negro e Solimões, William e Renan, bem como das bandas Nativos, Relespública e New York Band.
No feriado de 15 de novembro acontece a missa solene rezada pelo bispo dom Fernando Figueiredo, que trabalha com o padre Marcelo Rossi. "Esse é o ponto alto da comemoração de Nossa Senhora do Rocio", salienta o reitor do santuário.
Procissão marítima
Amanhã, centenas de embarcações acompanham a procissão marítima de Nossa Senhora do Rocio na baía de Paranaguá. "Essa procissão simboliza o fato de Nossa Senhora ter sido achada no mar e também o sustento de muitas famílias parnaguaras que vivem da pesca", declara Parron.
A procissão marítima sai da Capitania dos Portos às 9 horas. Os interessados podem obter a passagem no próprio Santuário do Rocio. Antes de embarcar, o passageiro deve verificar se a embarcação está cadastrada na Capitania dos Portos para a procissão. Mais informações: (41) 3423 2020.