A Festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, que neste ano ocorre entre os dias 5 e 20 novembro, pretende consolidar Paranaguá como um pólo do turismo religioso, no estado. Os coordenadores do evento esperam 500 mil pessoas durante os quinze dias, número três vezes maior que o registrado no ano passado, que foi de cerca de 150 mil fiéis.

CARREGANDO :)

O projeto para a construção de um centro de turismo religioso para abrigar os romeiros terá sua pedra fundamental lançada durante a festa. "Queremos transformar Paranaguá num santuário de peregrinação, nos mesmos moldes de Aparecida do Norte", explicou o bispo de Paranaguá, Alfredo Novak.

A iniciativa conta com o apoio da regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Paraná. As dioceses estão sendo incentivadas a divulgar o evento deste ano a todas as paróquias, capelas e municípios do estado. A festa também será anunciada no verso dos extratos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e nas faturas da Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel).

Publicidade

Para comportar o público, a comissão organizadora, liderada pelo empresário Milton Araújo Costa, erguerá uma estrutura com cerca 20 mil m2, ao redor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, na Praça da Fé, ao lado da Baía de Paranaguá. O espaço vai abrigar mais de 500 barracas para venda de comidas e exposições artísticas e culturais. Além da programação religiosa que terá a presença de bispos de várias dioceses para realizar as novenas e presidir as missas. Mais de 20 shows de bandas e cantores paranaenses já estão programados.

O trabalho de arrebanhar fiéis começou em 1997, com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Rocio pelas 399 cidades do estado, que terminou três anos depois. "Foram 28 mil quilômetros, para percorrer todas as matrizes das dioceses do estado", conta dom Novak. Ano passado, o Santuário Estadual foi inaugurado, e este ano, em vez da novena, que antecede a festa, ser realizada durante nove dias seguidos, a programação foi dividida em nove meses. Desde de fevereiro está acontecendo um tríduo (três dias de missa) por mês. O último tríduo está marcado para o próximo dia 19. O reitor do Santuário, padre Joaquim Parron, acredita, que todas essas ações farão com que a festa da Padroeira do Paraná cresça em diversos aspectos neste ano.

Serviço: Principais eventos da festa06/11 – 9h30 – Procissão Marítima15/11 – 10 horas - Missa Campal/ 16 horas – Procissão terrestre16/11 – 15 horas – Procissão de retorno20/11 – 20h30 – BingãoMais no site: www.rocio.org.br