A maior fogueira de festa junina do Brasil é do Paraná. Construída anualmente na cidade de São João, região Sudoeste do estado, a fogueira terá cerca de 50 metros de altura em 2015. Em anos anteriores, ela chegou a ter pouco mais de 60 metros. Mesmo com a redução de cerca de 10 metros, a fogueira de São João continua no RankBrasil – instituto de pesquisa e auditoria nacional – como a maior do país.
Dia 23 de junho, na Igreja Bom Jesus da Lapa - Zona Rural - Saída para Campo Mourão.
Procissão às 18 h, missa às 19 h e festa a partir das 20 h
Maringá celebra São João com festa tradicional
A comemoração, que neste ano será no dia 23, se tornou patrimônio histórico imaterial do município em 2008
Leia a matéria completaEm julho, a festa é em Porto União, no estado vizinho de Santa Catarina
Leia a matéria completaEm sua primeira edição, em meados dos anos 2000, a festa já contava com a icônica fogueira, que foi crescendo com o passar dos anos. Feita de madeira de Eucalipto com estrutura de cabos de aço, a obra diminuiu de tamanho em 2015 por questões de segurança. “A pira é construída pelos funcionários do pátio de obras da prefeitura, e começa a ser feita por volta de 50 dias antes do evento. Ela ficou pronta na segunda-feira (15)”, diz Alexandre Battistella, chefe de gabinete da prefeitura.
Neste ano, a queima da fogueira ocorrerá no próximo sábado (20), último dia da tradicional festa junina da cidade, que começa na quinta-feira (18). As atrações incluem barracas para venda de comidas típicas, bandas musicais, duplas sertanejas e cantores. Na semana da celebração, a população começa a usar os trajes juninos típicos, decora as casas e ruas e promove refeições características do ano.
O período também é o mais movimentado do ano para o comércio em São João. O evento tem proporções regionais, e muitas pessoas se deslocam até São João de cidades vizinhas, como Dois Vizinhos e Chopinzinho. A estimativa da prefeitura é que cerca de 15 mil pessoas participem da festa na cidade que tem 11 mil habitantes.
A celebração junina local é um costume que se iniciou por causa da identificação da população com o padroeiro da cidade, São João Batista, como explica o secretário administrativo da prefeitura, Ivan Carpenedo. A missa em honra ao padroeiro é um dos pontos altos do evento, de acordo com Batistella.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião